Cultura itinerante

03/11/2011 18:08

 


Publicado em 3/11/2011, às 06h07  
 
 
 
Última atualização em 3/11/2011, às 06h07

 

 

Divulgação
Projeto conta com três filmes idealizados para atender todas as faixas etárias
 
Diversidade: Projeto conta com três filmes idealizados para atender todas as faixas etárias

 

Débora R. Anibolete

Idealizado pela Petrobrás, o Projeto Cinema BR em Movimento percorre as cidades do país levando produções do cinema nacional às comunidades. Esse ano, um dos beneficiados foi o município de Piraí, onde o projeto está sendo realizado desde o último dia 19 de outubro e continuará até o próximo dia 28 de novembro, percorrendo as 21 escolas da rede municipal.

Essa é a segunda vez que o município é contemplado pelo projeto. No ano passado, os moradores da cidade já tiveram a oportunidade de conhecer o programa e assistir a filmes de forma totalmente gratuita.

- Na primeira vez que recebemos o projeto no ano passado, ele foi realizado com toda estrutura da Petrobrás. Dessa vez, a organização entrou em contato conosco e perguntou se queríamos fazer uma parceria, apresentando os filmes nas escolas. Para nós está sendo ótimo, pois é uma grande oportunidade de promover a cultura na cidade - conta a coordenadora de Artes da Secretaria de Educação do município, Mali Ribeiro Martins.

Na edição de 2011, o projeto conta com três filmes idealizados para atender todas as faixas etárias. Para as crianças menores, está sendo apresentado o filme "Turma da Mônica em uma viagem ao tempo", uma animação infantil, lançada em 2007. Os outros dois títulos são os filmes "Eu e meu guarda-chuva", ganhador do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em 2011 como melhor filme infantil e o longa "As melhores coisas do mundo", uma comédia voltada para o público jovem, que traz no elenco atores como Fiuk, Paulo Vilhena, Denise Fraga e Caio Blat.

- Estamos procurando adaptar cada filme as idades dos alunos que estão assistindo. Cada produção tem uma temática que atende desde os alunos da educação infantil até os adolescentes. O filme da Turma da Mônica, por exemplo, traz aquele aspecto bem infantil mesmo, falando sobre a questão das primeiras amizades. Já o filme "Eu e o meu guarda-chuva" apesar de também ser infantil, é voltado para as crianças maiores, pois fala sobre a questão da pré adolescência e sobre o primeiro relacionamento amoroso. E o filme "As melhores coisas do mundo" é especialmente voltado para os adolescentes, pois aborda os problemas e conflitos vividos por muitos jovens durante essa época - explica Mali, ressaltando que as exibições feitas nas escolas são abertas aos visitantes.



Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/3,48404,Cultura-itinerante.html#ixzz1cfu3ridj