É possível prevenir o câncer

05/03/2012 15:35

 

Especialistas: é possível prevenir o câncer

Segundo estimativas do Inca, o Brasil terá 520 mil casos da doença em 2012; número pode ser 30% menor em 2 anos, dizem oncologistas
 

 

Os casos de câncer no Brasil podem chegar a 520 mil neste ano, segundo estimativas do Inca (Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva). Os altos números assustam, mas podem se tornar bem menores com uma série de precauções que você mesmo pode ter. Em São Paulo, o Estado com maiores índices, o Icesp (Instituto do Câncer de São Paulo) investe em educação para resultados a longo prazo.

“Cartilhas e palestras em escolas fazem parte de ações do Estado para alertar os jovens. Alimentação saudável e redução à exposição ao sol, por exemplo, são hábitos que garantem a saúde”, explicou a coordenadora da Oncologia Clínica do Icesp, Maria Del Pilar Estevez. De acordo com ela, com esse tipo de medidas, é possível diminuir, em dois anos, até 30% dos casos.

Entre os tipos da doença que os brasileiros mais enfrentarão este ano estão o câncer de pele (cerca de 140 mil), de próstata (60.180) e de mama (52.680). O Portal da Band conversou com especialistas para você ficar atento às formas de precaução, diagnóstico precoce e tratamento.