Ginástica para idosos

12/03/2012 09:50

 

Prefeitura anuncia academias de ginástica para idosos

FOTO: DIVULGAÇÃO
Academia de ginástica para idosos do Parque das Águas receberá cobertura
 

 

RESENDE

O prefeito José Rechuan (PP) anunciou esta semana a instalação de mais duas academias de ginásticas destinadas exclusivamente aos idosos atendidos pelo Programa Terceira Idade Ativa. Um delas funcionará no Parque Paraíso e a outra no Parque COOPHASUL (Cidade Alegria). As duas novas academias de ginástica serão cobertas, assim como a academia de ginástica do Parque das Águas, que está ganhando uma cobertura neste mês. A inauguração das academias de ginástica do Parque Paraíso e da Cidade Alegria acontecerá até o próximo dia 31.

Implantado pela Prefeitura em 2009, o Programa Terceira Idade Ativa atende mais de 1.300 pessoas acima de 50 anos em várias comunidades da área urbana e da Zona Rural, com atividades recreativas, culturais, esportivas e de lazer, além do curso de informática. Segundo Rechuan, a instalação de mais duas academias de ginástica será uma das ações implementadas pelo governo municipal em março, visando comemorar os três anos de existência do Programa Terceira Idade Ativa. “Com a inauguração destes novos espaços de lazer para os idosos cadastrados nos diversos pólos do projeto mostramos novamente à população o quanto realmente estamos comprometidos com o bem-estar físico, mental e social dos idososem Resende. Maisdo que garantir o direito à saúde para este segmento da população, a nossa administração está preocupada também em colocar em prática ações que assegurem condições de uma vida mais saudável aos moradores da cidade nesta faixa etária”, disse o prefeito.

Além das duas novas academias de ginástica e da cobertura da academia do Parque das Águas, o Programa Terceira Idade Ativa receberá novos uniformes para seus integrantes e um ônibus novos destinado à realização de passeios e excursões, que representam outra atividade de inclusão social e lazer oferecidos aos idosos atendidos pelo projeto.

Nos meses de março e abril deste ano, por exemplo, eles participarão de passeios a uma praia da região de Angra dos Reis. Outro evento programado é o show com o conjunto The Fevers, que acontecerá no dia 31 de março, a partir de 19 horas, no CCRR.

A instalação das academias de ginástica do Paraíso e da Cidade Alegria significou um investimento de aproximadamente mais R$ 90 mil em recursos municipais. O Programa Terceira Idade Ativa é coordenado pela Superintendência de Eventos e Integração do Município. Entre os equipamentos adquiridos para as duas unidades estão remadores, bicicletas, rodas de ombro, puxadores duplos, torres de elevação de braços e twish triplo.

As atividades do Programa Terceira Idade Ativa acontecem nas seguintes comunidades: Jardim Jalisco, Fazenda da Barra I, Fazenda da Barra II, Fazenda da Barra III, Paraíso, Fumaça, Vila Vicentina, Vila Julieta, Itapuca, Toyota, Manejo, Cidade Alegria, Surubi Velho, Surubi Novo, Nova Alegria, Morro do Cruzeiro, Morada da Felicidade, Engenheiro Passos e Campos Elíseos. O curso de informática para idosos é realizado em parceria com a UAB (Universidade Aberta do Brasil).

Além das atividades físicas, os idosos cadastrados recebem avaliações médicas; acompanhamento de uma nutricionista e de uma psicóloga e avaliações funcionais para registrar a evolução do aluno nas atividades.

Quinze professores de Educação Física, um fisioterapeuta e dois coordenadores formam a equipe de profissionais encarregada de acompanhar o desenvolvimento dos idosos no programa. No caso do acompanhamento médico, ele é realizado por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.