HOMENAGEM

26/03/2012 17:40

IMS lança site destacando a vida e obra do compositor Ernesto Nazareth

Publicado em 26/3/2012, às 11h33  
 
 
 
Última atualização em 26/3/2012, às 11h33

 

Reprodução
Site foi concebido com a intenção de se tornar uma referência para a vida e a vasta obra do autor
 
Homenagem: Site foi concebido com a intenção de se tornar uma referência para a vida e a vasta obra do autor

 

Um dos compositores mais importantes do Brasil, o carioca Ernesto Nazareth (1863-1934) completaria 150 anos em 20 de março de 2013. E na semana passada, com um ano de antecedência, o Instituto Moreira Salles (IMS) dá a largada nas comemorações lançando o site [www.ernestonazareth150anos.com.br], concebido com a intenção de se tornar uma referência para a vida e a vasta obra - 211 composições - do autor de algumas das músicas brasileiras mais gravadas em todos os tempos, como os choros Odeon, Brejeiro e Apanhei-te Cavaquinho. As informações são da Agência Brasil.

- Nós decidimos antecipar essa comemoração, para que em 2013 a gente tenha um grande movimento em torno da figura do Ernesto Nazareth em todo o Brasil - diz a coordenadora de música do IMS, Bia Paes Leme.

- Nazareth é um compositor que reflete não só a alma carioca, mas a própria alma brasileira. Ele é um dos pilares do choro e da nossa música popular brasileira, tal como a gente conhece hoje - completa.

Os responsáveis pela criação do site são o pianista e pesquisador Alexandre Dias, um especialista na obra de Nazareth e o violonista e arranjador Paulo Aragão, além de Bia Paes Leme. O público poderá acessar as partituras originais - para piano - das 211 composições de Ernesto Nazareth, que já tinham sido disponibilizadas para download em 2008, por meio do portal Música Brasilis, uma iniciativa da cravista Rosana Lanzelotte.

- A obra do Nazareth foi escrita de fato para piano, mas pode ser perfeitamente adaptada para outras formações musicais - destaca Bia Leme. Pensando nisto, os criadores do site disponibilizaram 60 composições na inédita versão melodia e cifra, todas com a possibilidade de download em PDF. Segundo a coordenadora de música do IMS, até o final de maio a obra completa estará disponível na versão melodia e cifra.

Uma linha do tempo elaborada pelo biógrafo de Nazareth, Luiz Antonio de Almeida e a discografia completa - mais de 2 mil gravações de intérpretes nacionais e estrangeiros - são outros atrativos do site, além de raridades como uma carta documentando um encontro até agora desconhecido entre Ernesto Nazareth e o escritor Machado de Assis. Também serão publicados fotos e trechos de filmes que usaram a música do compositor brasileiro em suas trilhas sonoras.

Segundo Bia Paes Leme, a intenção é continuar alimentando o site, pelo menos até 20 de março do ano que vem.

- Vamos disponibilizar todos os arranjos feitos para músicas de Nazareth que chegarem a nós. Os músicos podem nos enviar seus arranjos - diz.

 


Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/0,54717,IMS-lanca-site-destacando-a-vida-e-obra-do-compositor-Ernesto-Nazareth.html#ixzz1qG1wv2Gf