Interior do Estado ganha espaço nobre na TV aberta da capital

08/02/2012 20:19

 

Interior do Estado ganha espaço nobre na TV aberta da capital

FOTO: DIVULGAÇÃO
Programa é patrocinado pela Light através da Lei de Incentivo da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro
 

 

SUL FLUMINENSE

A Band Rio estreou no último fim de semana a série Caminhos da Cultura com vídeo documentários, entrevistas e apresentações de música, dança, teatro e folclore de cidades da região do Vale do Paraíba. A atração vai ao ar às 10h30min. 

Apresentado pela jornalista Belisa Ribeiro, o programa terá, a cada semana, uma cidade em destaque, já tendo sido feitas gravações em Volta Redonda, Três Rios, Paracambi, Paulo de Frontin, Levy Gasparian, Pinheiral, Carmo, Sapucaia, Barra do Piraí e Mendes.  As cenas de estúdio são feitas no Rio Scenarium – a maior casa de shows da Lapa, um antigo casarão de três andares que já foi um antiquário. Entre peças que contam boa parte da história do Império e da República, Belisa faz entrevistas e recebe atrações surpreendentes.

No programa de estreia, que teve Volta Redonda como tema, o vídeo documentário registrou o encontro de folias de reis realizado na cidade há 14 anos. No palco do Rio Scenarium,  um grupo de Folia de Reis formado dentro da Estação Primeira de Mangueira deu um verdadeiro show de tradição.  Já nesta quarta-feira, será a vez da estreia de um quadro bem humorado que coloca lado a lado o espantalho Nhô Retalhinho e o personagem Zé que Sabe. Interpretado pelo músico Tiago Mocotó, ele aborda assuntos insólitos que acrescentam um pouco mais de conhecimento sobre cultura em geral, sempre terminando com o bordão: “Não sou da capital, mas tenho meu cabedal”. 

O programa dá dicas de eventos culturais em todo o interior do Estado. E interage com o telespectador através do site www.caminhosdacultura.com e da páginawww.facebook.com/caminhosdacultura.  A primeira série, exibida entre julho e setembro do ano passado, teve como protagonistas as cidades Vassouras, Paty do Alferes, Piraí, Barra Mansa, Rio das Flores, Miguel Pereira, Valença, Paraíba do Sul, Quatis e Rio Claro e os programas, na íntegra, estão disponíveis no site.

Postado em 07/02/2012 11:22:34