Musculação depois dos 60? O exercício de força, com a supervisão de um profissional habilitado de educação física, é um dos melhores remédios para a manutenção da qualidade de vida do idoso Por: Tiago Andrijauskas Dionysio Educador Físico formado (USCS -

06/04/2012 18:29

 

O exercício de força, com a supervisão de um profissional habilitado de educação física, é um dos melhores remédios para a manutenção da qualidade de vida do idoso
 
 
 
 

foto colunasenvelhecimento é um processo degenerativo que aconteceprogressivamente. Decorrente de um estilo de vida saudável ou não, a velocidade destas alterações no organismo varia de indivíduo para indivíduo

A partir dos 35 anos, o organismo do homem começa a ter alguns déficits funcionais alterando a sua qualidade de vida. E, se o indivíduo forsedentário, este quadro tende a ficar pior. 

Veja alguns exemplos: 

Sistema muscular: há reduções na massa e força muscular, podendo causar limitações nas atividades rotineiras do idoso, como andar, segurar objetos e cuidar da própria higiene pessoal. 

Sistema ósseo: perda de massa óssea, que pode causar osteopenias/osteoporoses, aumentando a possibilidade de fraturas em mínimos choques. 

Sistema cardiovascular: uma pessoa não ativa tem mais chances de desenvolver doenças crônicas degenerativas, como hipertensão arterial, diabetes, dislipidemias, entre outras, se comparada a uma pessoa que foi mais ativa durante sua vida. 

exercício de força, com a supervisão de um profissional habilitado de educação física, é um dos melhores remédios para a manutenção da qualidade de vida do idoso. É aí que a musculação deixa de assumir um papel de estímulo estético e passa a auxiliar, e muito, em nossa saúdefuncional, definida como a capacidade de realizar as tarefas do cotidiano. 

É muito importante lembrar que o idoso requer uma atenção especial. Por isso, antes de iniciar exercícios com pesos, é recomendável consultar um médico para atestar se você está apto a praticar exercícios físicos, bem como um nutricionista, pois a nutrição é de grande importância para quem vai iniciar esse tipo de atividade. 

Já chegou aos 60 anos e nunca fez uma atividade física? Nunca é tarde para começar. Mude seu estilo de vida. Já pratica alguma atividade? Parabéns! E não desanime, o seu corpo agradece.


Fotos/ilustrações: divulgação