Senado aprova isenção de IR para idosos

08/02/2012 19:50

 

Atualmente, só os idosos 65 anos ou mais, que são aposentados, são isentos

A proposta segue agora para a Comissão de Assuntos Econômicos para ser analisada de forma terminativa / Monkey Business Images/ Shutterstock / ArquivoA proposta segue agora para a Comissão de Assuntos Econômicos para ser analisada de forma terminativaMonkey Business Images/ Shutterstock / Arquivo

 

A CAS (Comissão de Assuntos Sociais) do Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto de lei que isenta do Imposto de Renda os valores recebidos mensalmente por idosos com 65 anos ou mais. A proposta, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), limita a isenção até o valor máximo dos benefícios pagos no Regime Geral de Previdência Social.

 

De acordo com a legislação atual, os idosos com 65 anos ou mais que recebem valores referentes à aposentadoria, reforma ou pensão têm uma isenção de IR adicional. Contudo, o benefício não contempla os demais idosos com 65 anos ou mais que não recebem os benefícios.

 

“Desse modo, a presente proposição tem por objetivo estender o benefício a todos os idosos com mais de 65 anos, quer recebam benefícios previdenciários ou não”, justificou o relator da matéria, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ).

 

A proposta segue agora para a CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), onde será analisada de forma terminativa, ou seja, sem a necessidade de votação no plenário da Casa.