TEATRO

19/12/2011 14:49

História dançada

Publicado em 19/12/2011, às 09h14  
 
 
 
Última atualização em 19/12/2011, às 09h14

 

 

Divulgação
Peça conta a história de uma moça  pobre que sonha com um grande amor
 
Romance: Peça conta a história de uma moça pobre que sonha com um grande amor

 

Mais um belo espetáculo de fim de ano promete levar o público a uma encantadora história teatral. Dessa vez, a peça apresentada será "Um Amor de Contos de Fadas" da escola de teatro Fazendo Arte, que encenará hoje, no Teatro Gacemss uma história  engraçada e ao mesmo tempo romântica, que fala de um amor que parece proibido e impossível.

 De acordo com a autora e diretora do espetáculo, Isabella Galhardi, a história é uma comédia romântica, baseada na história da Cinderela. Uma moça  pobre que sonha com um grande amor e que é humilhada por sua madrasta e irmãs, que só pensam em dinheiro. Uma grande festa acontece na pequena cidade do interior, onde chegará um cantor americano, famoso e muito rico, esperado por todos os moradores.

- Mil estratégias são realizadas para se conquistar o cantor e sua fortuna. Mas o amor vence no final. É uma história simples e divertida, que finaliza com uma mensagem de amor - adianta Isabella, que também é pedagoga e formada em teatro.

"Um Amor de Contos de Fadas" conta com 21 atores, todos alunos da escola de teatro, com idade entre 10 e 15 anos.

- Alguns alunos já são veteranos, mas a grande maioria são alunos novatos que estarão estreando no palco do Gacemss. É uma turma bem heterogênea. Alguns ex-alunos, apaixonados por teatro estarão me ajudando também, nos bastidores da peça - confidencia a diretora do espetáculo.

Isabela conta que ao todo foram quatro meses de ensaio, uma vez por semana, para a peça ficar concluída.

- Acredito muito no que a vivência teatral  pode fazer. Muito além do que formar artistas, pode formar cidadãos capazes de criticar, opinar, atuar e transformar. Gosto de ensinar  teatro com verdade, trabalhando  a mente, o coração, a sensibilidade do meu aluno. Gosto de resgatar valores, oferecer um espaço para expressão, para  desenvolver  o amor pelo teatro educativo, pelo teatro que busca o crescimento, a transformação. Quero que meus alunos entendam a peça como uma forma de expressão e sempre com o objetivo de transmitir uma mensagem - conta Isabella, ressaltando que gosta de fazer o público refletir, sair do teatro diferente da forma como entrou.

Isabella lembra que esta peça já foi apresentada duas vezes há alguns anos atrás, com outros alunos, mas para o espetáculo de hoje ela foi reformulada, criando outros personagens para a história. Ela afirma que em "Um Amor de Contos de Fadas" as pessoas irão rir, mas no final, irão pensar, refletir.

- Quero que as pessoas se divirtam e que meus alunos saiam transformados, pois encarar o público aumenta a auto-confiança, a auto-estima, qualquer um se sente mais seguro  depois de enfrentar uma multidão de 400 pessoas. Muitos são tímidos, será um grande desafio e será marcante para todos eles. É preciso haver mudança, um toque ou mesmo uma lembrança bonita do que se assistiu - diz.

A escola

Isabella explica que a escola de teatro Fazendo Arte está fazendo 13 anos neste ano e até o ano passado funcionava num espaço criado em sua casa, com camarim e tudo mais. A professora afirma que ama o que faz, com toda a simplicidade e humildade com que aprendeu a fazer, "sem holofotes e purpurina".

- O teatro mudou a minha vida há alguns anos atrás. Quem sabe, através dele, posso mudar outras - sonha.

E em relação às aulas, Isabella lembra que atualmente fez uma excelente parceria com o colégio Batista, em Volta Redonda, onde também atua como coordenadora Pedagógica da Educação Infantil.

- O Colégio me cedeu o auditório e é lá que ministro semanalmente as minhas aulas de teatro, para pré-adolescentes e adolescentes entre 10 e 15 anos. A escola Fazendo Arte adota uma metodologia que pode atender as necessidades de alunos que procuram um curso de teatro por uma série de razões que não são apenas o desejo de uma carreira artística.

E a necessidade de extravasar sentimentos, a timidez, a dificuldade de relacionamento, a baixo auto-estima, o estresse ocasionado pelo acúmulo de tarefas ou estudo, a pressão familiar e a falta de liberdade, levam muitos ao teatro de acordo com ela. 

- Todos podem fazer teatro. Eu não busco perfeições ou excelentes atuações na apresentação de fim de ano. Quero sim, que meu aluno saiba enfrentar desafios, enfrente o palco com coragem e confiança nele mesmo e que possa através disso, enfrentar tudo mais nessa vida. É sempre muito divertido e muito gratificante - diz.

Ficha técnica

Direção: Isabella Galhardi

Assistente de direção: Marco Antônio Guedes

Assistentes de palco: Pedro Galhardi, Daniel Galhardi, Marco Antônio Guedes e Brendha Nascimento

Produção: Isabella Galhardi                        

Trilha sonora: Isabella Galhardi e Pedro Galhardi 

Figurino:  Adriana Moura e  Rosilete Cristina Azevedo

Cenografia: Marise Rodrigues

Iluminação: Maurício Silveira

Som: Marco  Antônio  Galhardi

Programação Visual: Julio Galhardi

Serviço

O espetáculo ‘Um Amor de Contos de Fadas' será apresentado hoje, dia 19, no Teatro Gacemss 1, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, às 20h. A entrada é um quilo de alimento não perecível. Informações: (24) 3346-6350 / 9266-0202.

 



Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/3,50396,Historia-dancada.html#ixzz1h0494zNg