A sacolinha plástica!

02/08/2011 14:20

 



A sacolinha plástica está ficando cada vez mais longe do meio ambiente 

A conscientização para o não uso das sacolinhas plásticas está cada vez mais forte e dando certo por todo o Brasil. A maior metrópole do Brasil, São Paulo, colocará em vigor, a partir do primeiro dia de 2012, uma lei proibindo a comercialização das sacolinhas em supermercado da cidade, mas antes deste dia, diversas partes do Brasil já estão se mobilizando contra as sacolinhas.

Um exemplo desta ação é o Rio de Janeiro. Há um ano o estado convive com a Lei 5.502/09 que desestimula o uso de sacolinhas plásticas e o resultado está cada vez mais positivo. A população do Rio de Janeiro, desde o vigência da Lei, deixou de consumir 600 milhões de sacolas, ou seja, mais de 600 milhões de sacolas plásticas deixaram de ser lançadas ao Meio Ambiente,  poluindo-o por cerca de 400 anos.

Porém, este dado é apenas o começo. O número representa 25 % das sacolinhas distribuídas no estado. Ao todo, o Rio de Janeiro recebe 2,4 milhões de sacolas anualmente. Ainda 75 % das sacolinhas estão sendo levadas aos aterros sanitários, entrando em decomposição e criando impacto para o solo e para os lençóis freáticos, já que o plástico tem como matéria prima o petróleo, altamente perigoso para o Meio Ambiente.

Além disso, os finais da sacolinhas plásticas podem ser os rios e os encanamentos das cidades, o que dificulta a passagem da água, e quando o fluxo se torna grande, em casos como grandes chuvas, elas fazem parte dos fatores que transformam uma chuva de verão em  um grande caos, com enchentes e alagamentos em diversos pontos da cidade.