Audiência pública debaterá ampliação do Tebig

09/05/2012 09:45

 


Angra dos Reis

 

Frustrados com a possível não ampliação do Tebig (Terminal de Petróleo da Baía da Ilha Grande), moradores e autoridades da cidade vão intensificar a mobilização pública para que isso não ocorra. Para debater ainda mais o assunto, no dia 16 acontecerá uma audiência pública no Iate Clube Aquidabã.

Na semana passada, uma audiência ocorreu na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), e contou com representantes municipais: os deputados federais Fernando Jordão (PMDB) e Luiz Sérgio (PT), líderes sindicais, moradores e imprensa. Também compareceram o secretário de Estado de Meio Ambiente, Carlos Minc; o coordenador-executivo de Desenvolvimento e Logística da Petrobras, Paulo Pechinna; representantes do movimento ambiental SOS Jaconé; o senador Lindbergh Farias (PT), entre outras autoridades.

O secretário Minc participou rapidamente da audiência e não ficou para o debate, o que gerou protesto por parte do público. Ele deixou claro que é contrário à ampliação do terminal e pontuou o seu discurso em exemplos de grandes empreendimentos que não foram licenciados pelo motivo de preservação ambiental. Carlos Minc falou ainda da importância da baía, que abriga o Parque Estadual da Ilha Grande, e frisou que áreas como essa não podem sofrer impactos ambientais.

- É obrigação do Governo proteger essas áreas de empreendimentos que causarão impactos negativos à biodiversidade, turismo e pesca - disse.

Minc foi categórico ao afirmar que a decisão de não conceder a licença para a obra estaria tomada e teria sido baseada em critérios "técnicos". O secretário saiu do local da audiência sob vaias.

- Não aceitamos os argumentos do secretário. A cidade vai intensificar a mobilização e continuar buscando apoio. O terminal é muito importante para a cidade e vamos prosseguir na luta - garantiu o presidente da Câmara Municipal, Zé Antônio Gomes (PcdoB), que não descartou a possibilidade de realizar protestos com a população, no Rio de Janeiro, em favor do empreendimento.



Leia mais: https://diariodovale.uol.com.br/noticias/2,56632,Audiencia-publica-debatera-ampliacao-do-Tebig.html#ixzz1uNNG4L7E