CPI para investigar gastos da Saúde

01/05/2012 15:35

Vereadores querem abrir CPI para investigar gastos da Saúde

Publicado em 23/4/2012, às 15h59  
 

 

Barra do Piraí

Abrir a "caixa preta" da Secretaria de Saúde. Esse seria o objetivo de vereadores ao propor a instauração de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar os gastos da pasta. Hoje (23), o primeiro secretário da Câmara Municipal, Mário Esteves (PRB), explicou o porquê da iniciativa, esclarecendo motivos que levaram membros da Casa a quererem inspecionar a folha orçamentária da autarquia.

A intenção de instaurar a CPI foi revelada por Esteves, no último sábado, em postagem no Facebook.

- Se encontra na gaveta do presidente da Câmara, Luiz Roberto Coutinho, o Tostão (PP), o ofício para instalação de CPI para investigar todas as contratações, contratos sem licitação e mandados judiciais. Tudo com o intuito de abrir a caixa preta da Saúde barrense. Os alvos são denúncias relacionadas à falta de remédios e à demora em exames, que chegam a levar dois anos de espera. Na mira dos vereadores, R$ 56 milhões na secretaria - escreveu.

Já por telefone, Mário - que também é pré-candidato a prefeito - revelou mais detalhes a respeito da iniciativa.

- A ideia partiu de mim, bem como dos colegas Espedito Monteiro de Almeida (pastor Monteiro de Jesus) e Pedro Fernandes de Souza (Pedrinho ADL), ambos do PRB. Debatemos a sugestão em plenário e, de antemão, deixamos claro que ninguém quer iniciar uma ‘caça às bruxas'. A investigação é necessária porque a pasta está apresentando uma série de irregularidades - levantou.

- Infelizmente, às vezes, a situação tem que chegar a esse extremo - acrescentou.

Para ser instaurada, a CPI precisa do aval da maioria dos membros do Legislativo - até o momento, quatro teriam assinado o ofício declarando-se a favor da investigação. Na tentativa de conseguir convencer os demais, o parlamentar citou um exemplo do que considera um problema na secretaria.

- Mamografias estão demorando cerca de um ano meio para serem realizadas - apontou.

Esteves afirmou, ainda, a existência de outros fatores que fomentariam a importância de abertura da CPI.



Leia mais: https://diariodovale.uol.com.br/noticias/2,56017,Vereadores-querem-abrir-CPI-para-investigar-gastos-da-Saude.html#ixzz1te1Gm3wl