Empresas preocupadas com o meio ambiente

04/06/2011 09:52

Para se destacarem no mercado, as empresas investem não só em produtos e serviços, mas também em ações sustentáveis. Crescer economicamente sem prejudicar o auto-sustento das futuras gerações virou uma necessidade e um desafio para muitos gestores. Além disso, a preocupação com o meio ambiente tornou-se um diferencial competitivo, pois elas são bem vistas no mercado, são valorizadas pelos consumidores, geram economia, são mais competitivas, geram confiança perante os investidores, seus colaboradores trabalham mais satisfeitos, entre outras vantagens.

 

Por essas razões, as empresas estão mais preocupadas em preservar os recursos naturais. Contudo, alguns administradores ainda têm dúvidas na hora de implementar ações sustentáveis na empresa. Falta conhecimento sobre a questão, mas isso está começando a mudar com a nova geração.

 

Apesar disso, muitas empresas já entenderam o recado e passaram a desenvolver ações sustentáveis. Não é à toa que o Brasil alcançou este ano a marca de cinco mil empresas certificadas com a Norma ISO 14001, selo dado às empresas que praticam ações que priorizam a qualidade ambiental nas organizações. Quando os gestores internalizam práticas ambientais e repassam essa preocupação para seus públicos – funcionários, clientes, fornecedores, entre outros – a gestão ambiental surte efeito positivo e é reconhecida pelos consumidores.

 

As ações sustentáveis podem ser implementadas em empresas de todos os tamanhos. Quem tem dúvidas, pode ficar de olho nas novidades do pinheiral em foco, que em breve virá com novidades no que diz respeito a práticas sustentáveis.

Essa é uma área da Administração que vem crescendo muito e a demanda por profissionais com esses conhecimentos é grande. Portanto, nós administradores, temos participação fundamental nesse processo. É nosso papel atuar como negociadores, mostrando as vantagens dos investimentos em ações de responsabilidade sócio-ambiental empresarial e promovendo um diálogo entre executivos, gestores, governo e sociedade.