mais empregos para a região: Peugeot anuncia investimentos e ampliação da fábrica de Porto Real

27/10/2011 19:47

Brasília-Porto Real

O governador Sérgio Cabral (PMDB), a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, participaram, ontem (26), de audiência com o presidente do Conselho Mundial de Administração da PSA Peugeot Citroën, Thierry Peugeot; e o presidente para o Brasil e América Latina da PSA Peugeot Citroën, Carlos Gomes. A solenidade aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília. Na ocasião, a comitiva da Peugeot Citroën anunciou que o grupo investirá a um ritmo de R$ 575 milhões por ano no Brasil até 2015. As informações são da Secretaria de Comunicação do Estado.

Na área industrial, a capacidade de produção dobrará em relação a atual, chegando a 300.000 veículos e 400.000 motores por ano em 2015.  Para isso, o Centro de Produção de Porto Real ganhará, no total, mais 40 mil m² de área construída, novas instalações de chaparia e montagem, uma nova cabine de pintura, novas superfícies de logística e infraestrutura para atender ao crescimento do Centro de Produção.

Segundo o governador, além das quatro tradicionais marcas de carro que estão no Brasil há tantas décadas - Volkswagen, General Motors, Fiat e Ford -, a Peugeot Citroën é líder neste mercado. De acordo com Cabral, com os investimentos da Nissan, da Renault, da MAN e, agora, da Peugeot Citroën, o estado se consolida como segundo polo automotivo do país.

- Esta iniciativa estimulará as empresas multinacionais a gerar mais empregos aqui. São mais de cinco mil empregos diretos e indiretos hoje na Peugeot Citroën no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro. Esta ampliação da fábrica irá gerar mais oportunidades de emprego e negócios - disse Cabral.

Este aumento significativo da capacidade de produção e do quadro de funcionários constitui a base para o Grupo PSA desenvolver um forte plano produto para o Brasil e a América Latina. No período de 2012 a 2015 a empresa produzirá localmente oito automóveis totalmente novos de suas marcas Peugeot e Citroën. A rede de concessionários das duas marcas também será reforçada para atender a demanda prevista. No total, a rede Peugeot e Citroën no país aumentará em 50%, passando das atuais 320 para 480 concessionárias.

- A Peugeot vai praticamente dobrar a sua produção no Brasil. Ela expandirá a sua fábrica em Porto Real. Este o maior investimento que a empresa faz no mundo escolhendo o Brasil como local estratégico para os seus produtos. Temos que agregar conteúdo local na produção e conteúdo tecnológico, o que a Peugeot tem feito - disse o ministro Fernando Pimentel.

 

A PSA Peugeot Citroën trabalha também, em conjunto com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, para atrair novos fornecedores para a região Sul Fluminense. Para isso, o Grupo já comprou uma área de 650 mil m² contígua à sua unidade industrial para a criação de um novo parque de fornecedores, o Tecnopolo 2, onde se instalarão novos parceiros.

- Com isto, cerca de 1,7 mil empregos serão gerados. Com este total, a PSA passará a ter no país aproximadamente sete mil funcionários. A novidade é que o Centro de Produção de Porto Real ganhará, no total, mais 40 mil m² de área construída, novas instalações de chaparia e montagem, uma nova cabine de pintura, novas superfícies de logística e infraestrutura para atender ao crescimento do Centro de Produção - revelou o presidente Brasil e América Latina da PSA Peugeot Citroen, Carlos Gomes.
 

Em 2011, a PSA Peugeot Citroën completa 10 anos de produção de veículos no Brasil. O Grupo está presente industrialmente no país desde 2001, quando foi inaugurado o Centro de Produção de Porto Real, no Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, a unidade industrial produz os veículos Peugeot 207, 207 SW, 207 Passion e Hoggar e os Citroën C3, Aircross, C3 Picasso e Xsara Picasso e também os motores de 1,4 litro e 1,6 litro flexfuel e a gasolina (para exportação).