Mosquito da leishmaniose é encontrado em Volta Redonda

09/05/2012 09:49

 


Última atualização em 8/5/2012, às 18h27

Volta Redonda

 

O coordenador do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), da secretaria de Saúde de Volta Redonda, Rogério José da Silva, confirmou na tarde de hoje (8) que foi encontrado no bairro Eucaliptal, o mosquito Palha, transmissor da leishmaniose.

O mosquito foi capturado depois da denúncia do artesão, Cephas de Oliveira. Segundo Cephas, que já atuou na área de saúde, foi fácil identificar o mosquito que é pequeno e quase transparente. Então uma equipe do órgão foi até a casa dele, na Rua João Nascimento de Almeida, no Eucaliptal, e instalou armadilhas para apanhar o mosquito, que foi encaminhado para análise.

Segundo Rogério, a secretaria já realiza combate ao mosquito, desde que um caso da doença foi registrado no ano passado, no bairro Jardim Belmonte. Na ocasião, uma criança estava com a leishmaniose do tipo visceral - que é mais grave, por causar inflamação no fígado, baço. O paciente foi tratado e curado. Neste ano, de acordo com dados do CCZ, nenhum caso da doença foi notificado.

Uma das ações da Secretaria de Saúde foi o pedido de dois mil kits ao Ministério da Saúde, para fazer exames em cães no Eucaliptal e em outros 12 bairros próximos. A secretaria também vem realizando o censo canino, para identificar quantos animais estão nas áreas de risco; avaliação ambiental, para avaliar as condições de proliferação do mosquito; e sensibilização dos agentes das unidades de saúde para conscientização e orientação da população.

No caso do ano passado, no Jardim Belmonte, 100 cães foram examinados e, em cinco deles foi constatada a doença. Os animais contaminados foram sacrificados, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Rogério lembra que para ambos os tipos da leishmaniose - cutânea (pele) ou visceral - existe tratamento e cura. Os principais sintomas são inchaço na região do abdômen e febre prolongada baixa.



Leia mais: https://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,56730,Mosquito-da-leishmaniose-e-encontrado-em-Volta-Redonda.html#ixzz1uNOVGMGB