Volta Redonda terá 400 câmeras para localizar veículos roubados ou furtados

22/04/2012 16:24

 


   
Última atualização em 21/4/2012, às 18h18

 


Talita Ribeiro

Sul Fluminense e Costa Verde

O número de veículos vem aumentando no sul do estado todo ano, e na mesma proporção cresce a preocupação com a incidência de crimes contra estes bens - os roubos e furtos. Em três dos municípios abordados pela reportagem - Angra dos Reis, Barra Mansa e Volta Redonda -, os dois primeiros apresentaram aumento no número de furtos, enquanto que a última teve redução significativa.

E uma das ações previstas pela maior cidade do Sul Fluminense é reprimir ainda mais a prática dentro dos limites do município: segundo o governo municipal, estará em funcionamento em breve o projeto "Volta Redonda Mais Segura". O investimento pretende instalar 400 câmeras com sistema de leitura de placas (OCR), que tem como objetivo detectar os deslocamentos de veículos roubados e furtados. Os equipamentos serão colocados em 83 pontos, localizados nas entradas e saídas da cidade, com cobertura de 100% do município. De acordo com o prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto (PMDB), metade dos equipamentos já foram colocados, e a previsão é que até o mês de junho o sistema esteja em funcionamento.

Esta reportagem contou a participação de eleitores e internautas do DIÁRIO DO VALE, que enviaram perguntas, críticas e sugestões.

 

Gabriel Borges
Câmeras que vêm sendo instaladas em Volta Redonda vão identificar placas de veículos furtados
 
Registrando a prova do crime: Câmeras que vêm sendo instaladas em Volta Redonda vão identificar placas de veículos furtados

 

Volta Redonda

A frota da Cidade do Aço é composta por 112.942 veículos. Deste total, estima-se que 12 mil sejam segurados. De acordo com a prefeitura, as ocorrências apresentaram uma redução, principalmente as relativas ao furto e roubos de veículos. De acordo com o ISP (Instituto de Segurança Pública) de 2009 para 2011 os registros de furtos passaram de 384 para 210. Com base destes dados, o município está pleiteando junto a empresas seguradoras a redução da taxa do seguro de automóveis na cidade.

Agilidade

Com as câmeras que estão sendo instaladas, o Ciosp terá acesso - através de um convênio com o Detran-RJ - às placas de veículos furtados ou roubados cadastradas no sistema do departamento de trânsito do estado. Pelo projeto "Volta Redonda Mais Segura", as câmeras realizam a leitura das placas que passam pela via. Logo depois de captadas as imagens, a informação será encaminhada aos computadores do Centro, entrando em contato imediatamente com o sistema do Detran-RJ. Caso o veículo visualizado tenha sido alvo de roubo, furto ou utilizado em sequestro, um alerta será disparado no computador do atendente, que será responsável por acionar a viatura policial mais próxima ao local. A expectativa é que todo o procedimento ocorra em menos de 30 segundos.

- Foi feito um estudo para identificar os veículos que tenham sido alvo de crimes, facilitar que ele seja recuperado e verificar aqueles que foram encontrados, mas estão em circulação sem que as autoridades tenham sido informadas. Este sistema não tem a finalidade de multar ou fiscalizar o pagamento de IPVA. Não vamos de forma alguma verificar se o veiculo está com documentação irregular - declarou.

O leitor Joaquim sugeriu no decorrer da semana a criação de um site para que as pessoas pudessem informar as autoridades caso tivessem seus veículos roubados.

Segundo a prefeitura, o sistema ficará em funcionamento em tempo integral. A ideia é incentivar a população a contribuir para que o alerta que sinaliza a ocorrência de um crime seja emitido rapidamente.

- A pessoa que tiver sido alvo desta prática de crime deverá ligar para o Ciosp e avisar sobre o ocorrido. Este é um trabalho pioneiro na região e, talvez, no estado do Rio. Com este monitoramento, o veiculo será identificado com mais facilidade, e temos a possibilidade de evitar a circulação de criminosos pelo município. Estamos fazendo o possível para que Volta Redonda seja uma cidade segura para a população - ressaltou.



Leia mais: https://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,55955,Volta-Redonda-tera-400-cameras-para-localizar-veiculos-roubados-ou-furtados.html#ixzz1snZw9A8q