Zona empresarial mista pode gerar mais de 800 empregos em Pinheiral

20/04/2012 18:17

 


   
 
Última atualização em 20/4/2012, às 16h40

Pinheiral

Hoje (27), o secretário de Planejamento, Finanças e Eventos, da Prefeitura Municipal de Pinheiral, Armando Alves Gusmão, representando o prefeito, Antônio Carlos Leite Franco, o Doutor Toninho (PMDB), recebeu o deputado estadual, André Corrêa (PSD) que acompanhou empresários do setor metal-mecânico e alimentício. O objetivo do encontro foi prover a implantação de novas indústrias, a apresentação das zonas industriais e os incentivos fiscais - criados por esta Administração. O encontro aconteceu na sede da Prefeitura Municipal de Pinheiral. No total, a expectativa é que 850 novos empregos sejam gerados por 10 empresas - sendo seis novas e quatro em processo de expansão-, que estão sendo implantadas na nova Zona Empresarial Mista de Pinheiral criada através da Lei nº 616, de 1º de setembro de 2011. 
Os diretores da Empresa Piraquê, Sérgio Colombo Filho e Alexandre Colombo fizeram um sobrevôo nas zonas empresariais de Pinheiral - criadas nesta Administração para avaliar prováveis locais para receber a nova indústria. A expectativa é que com a instalação desta empresa sejam gerados 400 empregos e realizado R$10 milhões em investimento. De acordo com informações da Secretaria de Planejamento, Finanças e Eventos, mais duas novas empresas do setor metal-mecânico de São Paulo, estão em processo de avaliação junto a Codin e poderão ser instaladas em Pinheiral.
- Após o investimento do Governo Municipal de Pinheiral na infraestrutura da cidade com a pavimentação de mais de 80% do município e com a criação de três zonas empresariais, Pinheiral está pronto para receber os novos investidores interessados em alavancar o desenvolvimento da cidade. Prova disso, é o número crescente de empresas interessadas que tem procurado Pinheiral - que além de infraestrutura, possui localização estratégica - proximidade com as capitais como o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais e, com os grandes eixos industriais regionais como Volta Redonda, Barra Mansa e Resende-, disse o secretário de Planejamento, Finanças e Eventos, da Prefeitura Municipal de Pinheiral, Armando Alves Gusmão.
De acordo com informações da secretaria inicialmente, 130 empregos (30 diretos e 100 indiretos) serão gerados com a implantação da indústria do setor metal-mecânico (Empresa Modular), na Zona Mista Industrial Parque Maíra - criada por esta Administração - junto ao bairro Parque Maíra. Ainda de acordo com informações do secretário, a empresa Modular já definiu local, providenciou a documentação necessária junto a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) - Sociedade de Economia Mista, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (SEDEIS) e iniciará os serviços de terraplanagem.
- A decisão de investimento foi tomada pelo grupo Modular Sistemas Construtivos, uma empresa de Mato Grosso do Sul, que já definiu área no Parque Maíra. O investimento foi possível pela Lei André Corrêa, que colocou o distrito de Pinheiral para ter o benefício de 2% ao invés de 19% de ICMS passando a pagar diferente de outros municípios. Outra empresa é a Piraquê, que não tem nada certo, pois estão avaliando a área. Vamos uma área próxima à Rodovia Presidente Dutra e, se der certo, é mais um grande investimento dessa empresa que tem 1,5 mil empregados, no Rio de Janeiro, em Madureira e está em processo de expansão. Se der certo em Pinheiral, serão 500 empregos-, disse o deputado estadual, André Corrêa (PSD), em nome dos empresários. 
- Uma vez definida a documentação no máximo em seis meses estaremos funcionando-, disse o proprietário da empresa Modular Sistemas Construtivos, Adilson Grava Pimenta dos Reis.

Incentivos

Pinheiral entra no ‘rol' dos novos municípios do Estado que tem interesse em atrair investimentos, promover o desenvolvimento e contribuir para a geração de emprego e renda da cidade. De acordo com a Lei nº 616, de 1º de setembro de 2011, sancionada prefeito, Antônio Carlos Leite Franco, Doutor Toninho, e aprovada pela Câmara Municipal, a Zona Empresarial Mista de Pinheiral tem uma área total de 1.439.520,00 metros quadrados contendo três zonas empresariais - sendo duas novas: a Zona Empresarial Mista Parque Maíra e a Zona Empresarial Mista km 9 - onde será criado o Centro Empresarial Pinheiral Park km 9 com as características de business park e a atração de empresas diversas; e a já existente Zona Empresarial Mista Domingos Mariano. 
- Nessas áreas, a Prefeitura de Pinheiral estabeleceu a redução de 50% na alíquota de ISSQN para as empresas de manufatura e prestadoras de serviço por período de 10 anos e, no período mínimo de cinco anos, além da isenção de IPTU e ITBI, para as que venham se instalar, ou as já instaladas, por período de 10 anos. Caso não permaneçam nos períodos previstos perderão o direito do incentivo, passando a ser calculado o imposto devido pela alíquota sem incentivo, com os acréscimos legais, desde o início de suas atividades-, explicou o secretário de Planejamento, Finanças e Eventos, da Prefeitura Municipal de Pinheiral, Armando Alves Gusmão.

 



Leia mais: https://diariodovale.uol.com.br/noticias/1,55911,Zona-empresarial-mista-pode-gerar-mais-de-800-empregos-em-Pinheiral.html#ixzz1scLB54H7